sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Caminha 18-08-2011

Hoje planeámos uma volta de BTT que juntava um percurso que eu tinha feita sozinho há uns meses e um percurso que o Diogo fez há uns dias. Íamos tentar juntar os melhores trilhos que conhecíamos neste local.


Para evitar o calor dos montes, saímos cedo pelas 8:30 quando havia ainda um neblina no ar e estava bastante fresco. Isto era especialmente importante porque sabíamos que íamos começar a subir, subir, subir!

Arrancámos de Caminha em direcção de Argela, sendo este percurso feito sem dificuldade pois não existiam grandes subidas, e  pelo caminho ficaram Vilarelho e Aldeia Nova.

Ao chegar a Argela é que começava a verdadeira subida, que nos levaria a subir mais de 300 metros de desnível, primeiro por Alcatrão e depois por trilhos rochosos.

A subida prolongou-se por mais de 7km e fez-se devagar para não dar cabo das pernas logo no início da volta.


Já a névoa tinha desaparecido e o calor já sentia quando alcançamos o topo do monte, daí já se podia avistar a foz do Minho e os trilhos que íamos percorrer até ao mar.
Cá no topo fizemos uma pausa para reabastecer, avistámos os montes que iríamos percorrer até chegarmos ao mar.

Daqui em diante sabíamos que o percurso decorria pelo cume dos montes que se apresentavam à nossa frente e lá fomos nós.

Os primeiros trilhos eram de rocha com muita pedra solta, excelentes para testar a aderência dos nossos pneus e a fiabilidade das suspensões

Das várias descidas, esta foi a mais divertida e tecnicamente mais desafiante.



No final do primeiro monte fomos ter à bifurcação dos sete caminhos que se situa em [ 41.826573°,  -8.798739° ] e seguimos em direcção a oeste.









Seguimos caminho pelo segundo monte onde os trilhos já não eram tão rochosos e onde já pedalávamos sob alguma vegetação alta.



Neste ponto iniciámos a descida até ao mar, com mais de 6 km até chegarmos a Vila Praia de Ancora.


O regresso a Caminha fez-se junto ao mar, passando pela praia de Moledo e assim se concluiu uma boa volta de BTT por terras de Caminha.


Sem comentários:

Enviar um comentário