quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Caminho Português de Santiago

A 29 de Outubro arrancámos para mais uma aventura para fazermos Porto a Santiago em BTT.




Planeámos 3 etapas:
- Porto - Ponte de Lima
- Ponte de Lima - Pontevedra
- Pontevedra - Santiago de Compostela



Arrancámos da Pousada da Juventude do Porto onde passámos a noite anterior à partida. O alojamento não era mau e permitiu-nos por um baixo preço acordar logo na cidade do Porto e, com a apresentação da Credêncial do Peregrino temos direito a um desconto nas Pousadas da Juventude de Portugal. Além disso em ambas as Pousadas deixaram-nos guardar as bicicletas lá dentro em local fechado e bem presas com os nossos cadeados.
Para chegarmos à Sé do Porto tivemos ainda de pedalar mais 5km do que o planeado para a primeira etapa.  Como já era esperado, a saída da cidade do Porto é um pouco complicada porque as setas amarelas não estão todas bem visíveis, muitas delas estão tapadas por carros estacionados que as tapam. Nesta situação recorremos ao GPS que nos orientou facilmente para fora da cidade e pelo caminho certo.
Mas, ao saírmos da cidade começamos rapidamente a habituar-nos a seguir as setas que realmente estão por todo lado.
Conseguimos durante a manhã fazer grande parte do percurso passando pela Maia, Gemude, Vilarinho, São Pedro de Rates e parámos em Barcelos para Almoçar.



Durante a tarde pedalámos até Aborim e finalmente atingimos Ponte de Lima.O primeiro dia correu bem, apesar dos muitos kms que tivemos de percorrer. Estávamos motivados, frescos e o tempo estava fabuloso.




O segundo dia também começou animado e, apesar dos muitos kms do dia anterior estavamos todos ainda em boa forma. Pouco depois do arranque tivemos a nossa única avaria deste caminho e que nos fez parar alguns minutos. Saímos de Ponte de Lima em direcção à temida subida da Labruja que era pior do que esperávamos. Tenho ideia de termos demorado mais de 3 horas para fazermos os primeiros 20km!
Depois da Labruja fomos até Rubiães e Valença, onde atravessámos para Espanha, e aí parámos para almoçar. Já não era cedo e ainda nos faltavam alguns quilómetros pela frente, cerca de 60km.
Durante o almoço ainda se reparou um pneu que chegou vazio e depois arrancámos àquele ritmo de quem esteve a almoçar bem.
Até Porrino até se fez bem, mas depois veio a subida para Redondela e para Pontesampaio. Quando aqui chegámos já era noite e o frio já se fazia sentir. Apesar do cansaço, sabiamos que estavamos próximo do nosso destino: Pontevedra!!!!

Este dia foi longo…… mas depois de um banho quente, fomos alimentar o corpo e a alma com um bom jantar e uma bebida forte!

O terceiro dia tinha tudo para ser fácil.... e era.
Saimos cedo do Hotel Ruas no centro de Pontevedra e fomos em direcção a Cancela, Caldas de Reis, Ponte Valga e parámos em Padrón para almoçar. Pelo caminho caiu um aguaceiro ou outro, mas nada de complicado. E, durante o almoço, já sentiamos o frio a chegar aos ossos.
Mas sabiamos que estávamos a menos de 30km de Santiago de Compostela, e por isso nada nos preocupava.
Depois de almoçar apontámos a Santiago…. mas pouco tempo depois começou a chover abundantemente e sem parar. Foram 2 horas sempre a dar ao pedal. Sabíamos que se parássemos iriamos arrefecer e já não conseguiriamos recuperar.

À chegada tivemos uma calorosa e animadissíma recepção!!!


E no final a foto dos 6 destemidos aventureiros:

Foram muitos Kms e muitas horas a pedalar, que se tentam resumir neste video.


Quanto ao tema "Mochilas ou Alforges", ambos se aguentaram bem. Eu experimentei os dois e, da minha experiencia, os alforges são excelentes para se andar mas nos trilhos mais técnicos é preferivel a mochila.

A Credêncial do Peregrino acompanhou-nos durante o Camino e serve recordação dos sítios por onde passámos.
A Credêncial


Apesar das distâncias e altimetria serem idênticas no primeiro e segundo dia, na realidade não são nada iguais. O segundo dia é muito duro e o primeiro faz-se muito bem.




















Aqui ficam as nossas fotos

      

2 comentários:

  1. Espectacular,também fiz o Caminho em Agosto de BTT e matei as saudades com as vossas fotografias,aquilo é viciante o meu próximo objectivo é fazê-lo desde Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Ola , cruzamo-nos convosco na Pousada da Juventude em Ponte de Lima e ao olhar as vossas fotos foi como ver o nosso percurso em repetiçao.
    O nosso objectivo se tudo correr bem é fazer pro ano o "camino frances".

    ResponderEliminar