sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Caminha 18-08-2011

Hoje planeámos uma volta de BTT que juntava um percurso que eu tinha feita sozinho há uns meses e um percurso que o Diogo fez há uns dias. Íamos tentar juntar os melhores trilhos que conhecíamos neste local.


Para evitar o calor dos montes, saímos cedo pelas 8:30 quando havia ainda um neblina no ar e estava bastante fresco. Isto era especialmente importante porque sabíamos que íamos começar a subir, subir, subir!

Arrancámos de Caminha em direcção de Argela, sendo este percurso feito sem dificuldade pois não existiam grandes subidas, e  pelo caminho ficaram Vilarelho e Aldeia Nova.

Ao chegar a Argela é que começava a verdadeira subida, que nos levaria a subir mais de 300 metros de desnível, primeiro por Alcatrão e depois por trilhos rochosos.

A subida prolongou-se por mais de 7km e fez-se devagar para não dar cabo das pernas logo no início da volta.


Já a névoa tinha desaparecido e o calor já sentia quando alcançamos o topo do monte, daí já se podia avistar a foz do Minho e os trilhos que íamos percorrer até ao mar.
Cá no topo fizemos uma pausa para reabastecer, avistámos os montes que iríamos percorrer até chegarmos ao mar.

Daqui em diante sabíamos que o percurso decorria pelo cume dos montes que se apresentavam à nossa frente e lá fomos nós.

Os primeiros trilhos eram de rocha com muita pedra solta, excelentes para testar a aderência dos nossos pneus e a fiabilidade das suspensões

Das várias descidas, esta foi a mais divertida e tecnicamente mais desafiante.



No final do primeiro monte fomos ter à bifurcação dos sete caminhos que se situa em [ 41.826573°,  -8.798739° ] e seguimos em direcção a oeste.









Seguimos caminho pelo segundo monte onde os trilhos já não eram tão rochosos e onde já pedalávamos sob alguma vegetação alta.



Neste ponto iniciámos a descida até ao mar, com mais de 6 km até chegarmos a Vila Praia de Ancora.


O regresso a Caminha fez-se junto ao mar, passando pela praia de Moledo e assim se concluiu uma boa volta de BTT por terras de Caminha.


sábado, 13 de agosto de 2011

Ecovia do Rio Lima


Há uns meses descobrimos em www.ciclovia.com.pt a Ecovia do Rio Lima e pareceu-nos ser o programa perfeito para uma volta de BTT durante as férias de verão cá pelo Norte de Portugal.

Das várias Ecovias que existem nesta zona traçamos um percurso que nos permitisse ir de Viana do Castelo até Ponte da Barca e voltar. Infelizmente ainda não existe uma que ligue completamente Viana do Castelo a Ponte de Lima e por isso tivemos de fazer alguns km por estrada.




Antes das 8:00 apanhámos o comboio que nos levou de Caminha a Viana onde contávamos ter o habitual espaço para transporte das nossas bikes, mas infelizmente neste não existia e lá tivemos de ficar à entrada bastante atravancados.








Pouco tempo depois estávamos em Viana prontos para iniciar uma volta que se esperava longa mas sem grande dificuldade técnica.



Da estação descemos até à zona ribeirinha e apontámos à ponte velha da autoria de Gustave Eifell e que conta já com quase 130 anos!

Do outro lado do Rio esperavam-nos cerca de 10km de estrada antes de conseguirmos apanhar os inicio da Ecovia do Rio Lima.








Fizemos 3km de estrada nacional, apontámos para o interior mais 7km, ainda por estrada, e depois rumámos até à beira-rio.Após este aquecimento, lá encontrámos a placa que nos indicou que tínhamos encontrado a nossa Ecovia.



A primeira parte desta Ecovia era composta por caminhos de terra batida intercalados com estradas de calçada portuguesa. Ou seja, intercalávamos entre caminhos com poeira e buracos, e estradas onde a trepidação dava cabo do corpo todo. Mas como ainda estávamos frescos não se sofria ainda muito.



Nesta fase já contávamos estar a pedalar junto à margem do Lima, mas estes trilhos eram ainda um pouco interiores. Por vezes demasiados expostos, outras ladeados por vegetação ou grandes plantações de milho. 
Esta variedade de cenários sempre dava para nos distrair a caminho de Ponte de Lima, onde chegámos ainda cedo e sem grande esforço.

Em Ponte de Lima parámos e tirámos várias fotografias de turista, antes de irmos à procura da segunda parte da nossa Ecovia que nos levaria a Ponte da Barca.



Poucos metros depois demos logo com o trilho e começou a parte mais magnífica deste passeio de BTT.



Os caminhos áridos e expostos ao sol deram lugar a trilhos debaixo de vegetação e latadas de vinha que nos proporcionaram sombra durante grande parte do caminho.



Há medida que nos aproximávamos de Ponte de Barca o trilho também se ia aproximando mais da berma do rio, e esta proximidade trazia dava-nos animo e alguma frescura que nos sabia muito bem.


Algumas destas paisagens eram de paragem obrigatória.







E, se de um lado tínhamos o Lima do outro tínhamos, por vezes, pequenos riachos que nele desaguam.









Nesta zona do percurso variava bastante o cenário que nos rodeava e apareciam algumas clareiras verdes.




Alguns troços eram já feitos de passadiços de madeira.



















Após uma hora e meia alcançamos Ponte da Barca pelas 11:00.
Estava na hora de descansar um pouco e recuperar energia.










Parámos numa esplanada para almoçar e como é óbvio teve de se beber uma imperial bem fresca, pois o  calor já apertava.



Com 45km nas pernas o nosso ar não era o mais fresco, mas sentiamo-nos bem e com força para o regresso.






Comprámos água, pois as nossas reservas já tinham acabado e fizemo-nos novamente à estrada para mais 45km. Era meio-dia e o sol já escaldava se estivéssemos parados e a única solução era começar a pedalar para sentir alguma aragem!













Agora o caminho já conhecíamos bem e a ideia era voltar a rolar e aproveitar a vista.








E assim fomos, sempre a rolar, primeiro em direcção a Ponte de Lima.


























Ao chegar a Ponte de Lima percebemos que devíamos comprar mais água, porque a tarde estava quente e as perdas de líquidos estavam a aumentar progressivamente. com 60km feitos, comecei a sentir algum desgaste físico e aproveitar para comprar magnésio numa farmácia.












Faltava agora o último troço de 30km até Viana do Castelo que sabíamos ser o menos entusiasmante, mas continuava a ter o seu encanto e algumas paisagens muito giras.













Mas aos 70km comecei a sentir o calor, a desidratação e o cansaço. O termómetro marcava 38º, não havia sombra e comecei perder força progressivamente.

Foram 20km bastante penosos, os 10 primeiros em terreno árido e os últimos 10 em estrada onde se sente o calor do alcatrão........





Nos últimos quilómetros já ia tão de rastos que uma simples fuga de um ciclista local se tornou numa tarefa herculeana.



















Mas, depois de 5 horas a pedalar..... atravessámos finalmente a ponte para Viana onde terminaria o nosso passeio de BTT!














Chegados a Viana fomos beber mais água.... muita água e comer um mega gelado enquanto se esperava pelo comboio que nos levaria de volta a Caminha












Apesar de longa, foi uma belíssima volta que nos permitiu conhecer mais alguns locais para nós desconhecidos e, não fosse o forte calor teria sido menos dura.

Das Ecovias que percorremos, sem dúvida que a que liga Ponte de Lima a Ponte da Barca é simplesmente excelente com muito boa qualidade e uma paisagem fabulosa.


De volta a Caminha as nossas Scott e nós já fomos devidamente acondicionados e sentados.


Para quem queira repetir, aqui fica o track!